Atuamos com profissionais especializados e empresas parceiras. Realizamos pesquisas sempre focados na sua aplicabilidade. Atuamos e compartilhamos nossas pesquisas através de parcerias previamente estabelecidas, convênios com instituições educacionais e organizações do 3° setor, assim como empresas, investidores e governos interessados em expandir novas possibilidades de conhecimento aplicado.

Envolvimento em pesquisa

Micologia é a ciência que estuda os fungos. Nessa área, definimos como focos de pesquisa e atuação:

  • A aplicação de fungos micorrízicos na produção agrosilvopastoril;

  • A Inoculação de fungos benéficos no tratamento e recuperação de solos degradados;

  • O uso de espécies de fungos especializados na micorremediação de águas contaminadas;

  • O uso de fungos saprófitos na aceleração da decomposição de plantios arbóreos pós-corte; 

  • A compostagem de resíduos agroindustriais; etc

 

Micologia
Os sistemas vivos, durante eras de co-evolução, conceberam uma gama de biotecnologias adaptativas, simbióticas, degradabólitas, oxidativas e etc. A observação dos sistemas vivos, na natureza ou nas pesquisas científicas e de campo, comprovam os benefícios nos usos destas biotecnologias em algumas atividades. Existem diversas possibilidades de aproveitamento de microorganismos e seus respectivos benefícios: no aumento da produtividade agrícola e na melhora da qualidade nutricional dos alimentos; na descontaminação e tratamento de solos, águas e efluentes; na decomposição e transformação de rejeitos agroindustriais e rurais em subprodutos; etc.
Rochagem & Biomineralização

Os compostos de rochas são capazes de, simultaneamente, promover o aumento da biodiversidade do solo local, amparando a sustentação de microorganismos aliados e simbióticos às plantas, e gerar culturas mais resistentes e consideravelmente mais nutritivas.

Como resultados de colheita, nossas pesquisas em seis variedades de arroz revelaram um aumento na qualidade nutricional dos grãos, sendo que a absorção de uma ampla quantia de minerais, praticamente inexistente nos cultivos convencionais, é uma realidade qualitativa desses alimentos, assim como o adicional de ativos antioxidantes/antocianinas, e no aumento do grau de brix (açúcares) dentre outros.

Biotecnologia

Fitorremediação  consiste em utilizar plantas que tem conhecida  capacidade fisiológica de absorver e adsorver substâncias químicas e metais pesados em seus tecidos, assim como degradar compostos, transformá-los e até mesmo volatilizá-los. A simbiose entre bactérias e fungos nas raízes das plantas aumenta consideravelmente essa capacidade degradabólita assim como a funcionalidade da fitorremediação em EETE`s  projetadas.

 

Fitorremediação


TERRA POTÁVEL- THOMAS MOUTINHO MACIEL DE MELO

CNPJ: 22.044.322/0001-75

Inscrição Estadual: 257.747.591 

contato@terrapotavel.com.br

Tel: 55 xx (48) 996656218 (TIM)